Durante a apresentação dos resultados fiscais de 2021 na manhã de hoje (24), no Museu Palácio Floriano Peixoto, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, afirmou que Alagoas estava em 5º lugar quando se falava de endividamento, mas que agora está em 14º lugar.
O balanço apresentado mostra ainda que dos estados do Brasil, Alagoas foi o que mais reduziu dívida entre 2015 até 2021.
Os dados revelam que o governo de Alagoas investiu 8,6 bilhões/14% do PIB [Produto Interno Bruto] de 2021, só para recursos no estado. “Nenhum estado investiu tanto quanto Alagoas”, destaca Santoro.
O balanço mostra que o Brasil encerrou 2021 com a maior inflação registrada desde 2015, mas o custeio do estado de Alagoas não aumentou de 2014 até 2021.
O secretário conta que o aumento de gastos foi em áreas consideradas como foco da gestão atual: educação, saúde e segurança. “Gastamos o mesmo apesar da inflação”, afirma o secretário.
Santoro também reforçou que Alagoas é o estado que tem maior rating. “Isso é sobre a avaliação das empresas de fora que pretendem investir no Estado”.
Ele pondera ainda que apesar de Alagoas ter contratado empréstimos, o estado continua reduzindo a dívida e digerindo bem a aplicação.
*Estagiária sob a supervisão