Para proporcionar maior acesso e adesão à vacina contra gripe, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu o projeto Imuniza Aqui, que teve seu início no mês de junho e conseguiu realizar 1.905 mil aplicações do imunizante contra a Influenza no público prioritário. A iniciativa realiza visitas nos bairros dos Distritos Sanitários da capital e vacina a população de porta em porta.
A cobertura vacinal para o público prioritário ainda continua baixa. São eles, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), ao todo Maceió registra 41,86% desse público imunizado.
Segundo Eunice Amorim, coordenadora da Coordenação Técnica de Imunização de Maceió, na capital, a imunização contra Influenza ainda enfrenta desafios para o público prioritário, pois apenas 42,13% de idosos foram vacinados, 44,98% das crianças e 14,93% das gestantes.
“Com o intuito de conscientizar e proteger a população contra a gripe e evitar o agravamento de doenças respiratórias, a SMS tem criado estratégias de ampliação e intensificação para imunizar estes públicos. É o caso do Imuniza Aqui, que percorre diversos bairros de porta em porta vacinando o maceioense”, enfatiza.
De acordo com registros do PNI, o Imuniza Aqui já percorreu cinco Distritos Sanitários e está no 6°, promovendo imunização de porta em porta e em parceria com alguns departamentos privados. Além disso, pontos fixos e volantes estão disponíveis por toda capital e nas Unidades de Saúde promovendo conscientização sobre a vacina como principal método para a prevenção de diversas doenças.
O Imuniza Aqui já vacinou mais de 7 mil pessoas durante as ações itinerantes, porém as doses em relação ao público prioritário contabilizam quase 2 mil, número que a SMS busca aumentar com as campanhas e constantes iniciativas por toda a capital.