Gasto com pessoal atingiu em 2021 o menor percentual de todo governo Renan Filho

24/01/2022 15:30 - Ricardo Mota
Por redação

O competente secretário George Santoro, da Fazenda, mostrou o grande êxito da sua pasta na apresentação de “despedida” de Renan Filho do Palácio República dos Palmares.

E foi graças a este trabalho que o governo do Estado atingiu em 2021 o mais baixo percentual de gastos com pessoal nos últimos sete anos – 35,6% da Receita Corrente Líquida (a que vale). Considerando, que fique claro, o pessoal do Executivo.

Em 2015, no início da gestão Renan Filho, esse número era de 48,35% - e veio caindo ano a ano até chegar ao patamar de 2021.  

Ora direis: foi culpa do arrocho!

E eu vos direi, no entanto: há muitos méritos da equipe econômica do governo Renan Filho na queda do impacto da RCL nas despesas com pessoal.

A máquina santoriana foi azeitada, houve a modernização da cobrança aos contribuintes, o aumento da alíquota de ICMS (pacote do Santoro, no primeiro ano de governo), a reforma do AL Previdência e, claro, o tratamento mais duro com a remuneração dos servidores – trabalho facilitado pela fragilidade dos sindicatos de trabalhadores do serviço público (com exceção da PC).

O que isso pode significar?

Que o que vem por aí, o reajuste de 2022, pode ser mais generoso do que sempre foi. Não recupera o valor histórico dos salários do funcionalismo, mas evita que ele desabe ainda mais.

(Perdoem-me se a previsão for otimista demais, mas a lógica em ano eleitoral ajuda a empurrar para cima as expectativas.)

Em tempo

Houve queda nas dívidas do Estado e aumento significativo nos investimentos estaduais. 

Bom mesmo é para quem vai assumir: o governador Renan Filho vai deixar os cofres da Fazenda santoriana abarrotados e muitas obras para inaugurar. 

Como diria aquele famoso filósofo no seu momento de gênio: “É mamão com açúcar”.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..