Pão de Açúcar comemora sucesso de mais uma festa de Bom Jesus dos Navegantes

11/01/2022 09:34 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

A centenária festa religiosa de Bom Jesus dos Navegantes, que tradicionalmente ocorre no transcorrer da segunda semana de janeiro na cidade de Pão de Açúcar, deixou mais um marco de sua grandeza cultural na edição deste ano, cujo encerramento ocorreu no último domingo. O evento é composto por uma parceria entre a Igreja Católica e a Prefeitura local, e é tido como um dos mais tradicionais do Baixo São Francisco, pois agora em 2022 mostrou mais uma vez todo o seu esplendor, conforme disse um assessor. 

Afirmou ainda o assessor, que mesmo sem os grandes shows artísticos, (outra marca registrada dos festejos), e atuando dentro das limitações impostas pela pandemia, a festa de Bom Jesus dos Navegantes, demonstrou toda a força de sua tradição, superando as dificuldades e valorizando os talentos locais.

“A valorização da cultura e do esporte de nossa terra sempre foi nossos pontos fortes da festa do Bom Jesus dos Navegantes, mas nos últimos dois anos valorizamos muito mais. Sem os grandes shows, ofertamos os paodeaçucarenses e aos milhares de turistas que nos visitaram uma agenda somente com artistas locais” comentou o prefeito Jorge Dantas (PSDB).  

Narrou Jorge Dantas que os folguedos mais tradicionais como a Chegança, o Reisado, e a Chaleirinha encantaram o público. A música erudita, com a Banda Guarany, que homenageou o Mestre “Celau” e o saudoso maestro Petrúcio Ramos, um dos maiores ícones do Nordeste neste seguimento, encheu de emoção quem assistiu a histórica apresentação. Já a Música Popular Brasileira-MPB- também teve seu espaço com o projeto Sexta Cultural, onde novos talentos interagem com artistas já renomados.

A valorização do esporte também se faz presente. A Prefeitura por meio de sua Assessoria de Esporte promoveu diversas competições. No campo, com o futebol, nas arenas, com o vôlei e o futevôlei, nas ruas com a maratona de Reis e nas águas do São Francisco, com a Corrida de Canoas.

Também aconteceu nas  águas do São Francisco o ápice  da festa. Após uma missa campal, a imagem do Bom Jesus dos Navegantes foi seguida por centenas de pessoas para a tradicionalíssima procissão fluvial, encerrando a parte religiosa da festa.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..