Durante uma reunião virtual com os prefeitos alagoanos, o superintendente em Vigilância em Saúde do Estado, Charles Barros, mostrou dados da pandemia em países da Europa e mostrou que a tendência é que os casos de síndromes gripais devem aumentar em Alagoas no período que acontece entre o final de fevereiro e maio.

Os estudos mostram que só a vacinação pode resultar em dados positivos. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a taxa de letalidade, mesmo que haja aumento de casos leves.

O governador, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, destacaram a importância da mobilização para melhorar os índices de vacinação.

Além de reunir esforços para vacinar as crianças. Este processo deve ter início na próxima semana quando o Ministério da Saúde anunciou que deve chegar os imunizantes. “A vacinação deve estancar o número de mortes”, afirmou Hugo Wanderley.

Os prefeitos apresentaram suas dúvidas e anseios, especialmente com as aglomerações das festas no interior e o aumento repentino de internações. Na próxima segunda-feira, dia 10, uma reunião virtual entre secretários de saúde deve discutir andamento da pandemia e possíveis novas medidas.