Criado ainda em 2020, o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação entra em ação para combater a desinformação, as conhecidas Fake News, no período eleitoral este ano. A atuação tem sido focada para apurar denúncias apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) mesmo fora do período de campanha política propriamente dita.  

Para o presidente do TRE/AL,  desembargador Otávio Leão Praxedes, o problema da desinformação está entre um os principais vilões no período eleitoral. O Núcleo vem apurando qualquer denúncia recebida ao longo de todo ano para impedir que a população seja afetada com esse tipo de informação. 

O crescente uso da internet e das redes sociais como plataformas para apresentação do debate político e de propagandas positivas e negativas, mediante a propagação de notícias para influenciar a consciência coletiva a respeito de matérias de grande relevância, também foi um fator que determinou a instituição do Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições.

O Programa será desenvolvido e executado em atenção aos seguintes eixos temáticos: organização interna (integração e coordenação dentro da estrutura organizacional da Justiça Eleitoral), contenção à desinformação, identificação e checagem da desinformação, aperfeiçoamento de recursos tecnológicos e a atuação do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação.