Após crítica de ex-ministro do PT ao bolsonarismo, Ciro ataca Lula e Dilma

05/01/2022 11:22 - Voney Malta
Por redação
Image

Guido Mantega quase não teve tempo para se vangloriar. Foi só o ex-ministro do Planejamento e da Fazenda dos governos petistas publicar artigo na Folha de S. Paulo - na série que detalha o pensamento econômico de pré-candidatos -  para ser duramente atacado pelo presidenciável Ciro Gomes (PDT).

O ponto central do pensamento do petista foi afirmar que bolsonarismo levou Brasil à crise e retomada do crescimento virá com o seu fim:

1 - "No final de 2022 poderemos comemorar o enterro de um dos piores governos da história republicana brasileira. Se for feita uma autópsia no cadáver do bolsonarismo, serão descobertos fortes indícios de um neoliberalismo anacrônico, que não é mais praticado em nenhum país importante do mundo".

2 - "A economia brasileira terminou 2021 estagnada e vai continuar assim por todo o ano de 2022. De acordo com a pesquisa Focus do Banco Central (03/01/22), o crescimento do PIB de 2022 não deve passar de 0,36%. Com esse crescimento pífio, o desemprego permanecerá alto e deverá repetir, em 2020, os 12% de 2021, enquanto a inflação estará recuando dos 10% de 2021, para algo em torno de 6%, às custas de uma feroz política monetária contracionista, que vai paralisar a economia brasileira", atacou o ex-ministro da Economia de Lula.

3 - "O que está em jogo nas próximas eleições é se continuaremos com a política econômica desastrosa do governo Bolsonaro e de outros candidatos neoliberais, ou se vamos retomar a via do social-desenvolvimentismo rumo ao Estado de bem-estar social", disse ele.

Ciro Gomes estrilou rapidinho, não perdeu tempo, muito menos a chance, e logo correu para a sua rede social. ''A síntese do pensamento econômico do lulismo, pobre e cinicamente produzida por Guido Mantega, hoje na Folha, é uma das peças mais hipócritas e ambíguas já vistas. É uma mistura de "Carta aos Brasileiros" envergonhada e nacional desenvolvimentismo de araque.''

Em seguida ele tenta trazer para o ringue os ex-presidentes petistas Lula e Dilma:

"Se o Brasil depender destes senhores para sair do atoleiro, vamos afundar de vez. A questão central – mudança do modelo de econômico – vira uma pergunta minúscula e covarde. Esconde vergonhosamente Dilma, manipula números e transfere toda culpa para o execrável e igualmente culpado Bolsonaro. Ou seja, fugindo das suas culpas que são imensas, o lulismo já reedita o famoso álibi da "herança maldita", agora com sinal invertido e duplicado. Quem temia que a proposta econômica do petismo fosse o "mais do mesmo" ficou ainda mais frustrado: é o "menos do mesmo"."

Clique aqui e acompanhe a repercussão no Twitter do pedetista.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..