Antes era Belo Horizonte, depois passou a se chamar Ponciano, Distrito de Traipu. Mas no dia 15 de julho de 1958, por direito, há 64 anos, a lei estadual nº 2101 elevou aquele Distrito à condição de Município.
Contudo, Girau do Ponciano se torna, de fato, independente em primeiro de janeiro de 1959, há 63 anos, quando a lei entra em vigor, dia lembrado como “Dia da Liberdade”.
De lá para cá, o município passou por muitas etapas na sua vida política e social.
Hoje, com um histórico de desenvolvimento socioeconômico implementado por David Ramos de Barros, prefeito na quarta gestão, Girau vem se tornando referência nas áreas do desenvolvimento humano e no crescimento econômico no Agreste alagoano.
Atualmente, a volta às aulas presenciais, após longo período com aulas em casa, ao vivo, via internet, foi um dos pontos altos desse desenvolvimento, constatado na Educação municipal.
A busca ativa dos alunos e alunas que após o período sem aulas presenciais não voltaram para as salas de aula, foi uma dessas medidas implementadas pelo município.
Girau do Ponciano, em 2019, alcançou todas as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicadas pelo Ministério da Educação, pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, e pelo próprio Sistema de Ensino Municipal.
A primeira gincana de robótica pôs à prova o aprendizado do alunado girauense. Alunos, alunas, professores e professoras mostraram o resultado dos seus esforços tanto no aprendizado, como também, na didática e eficiência do ensino.
Na Saúde, com uma população que gira em torno de 44.000 pessoas, agentes de saúde e endemias fizeram mais de 100.000 mil visitas domiciliares e territoriais.
O Hospital Municipal Enoque de Barros, e as 13 Unidades Básicas de saúde, as UBS, fizeram cerca de 38.000 atendimentos, em 2021.
Entre exames e procedimentos médicos, foram mais de 70.000 pacientes girauenses atendidos. Quase o dobro da população assistida.
A cobertura vacinal contra a covid-19, já atinge 70% da população, e a vacinação de rotina segue normalmente em todo município.
Na Agricultura, principalmente na Agricultura familiar, o modelo de desenvolvimento trouxe a diversificação de culturas.
Maior produtora de Mel de Abelha de Alagoas, Girau tem na assistência técnica a sua melhor estratégia para elevar os níveis da produtividade da “Agricultura familiar”. Na pecuária, diversificou o rebanho de corte e de leite, e ainda melhorou a genética dos animais, que já reflete nos índices de produtividade. Girau já é a quinta maior produção de leite do estado.
O incentivo ao empreendedorismo individual, junto com a promoção do comércio do município, foi determinante para a circulação da renda local na sua economia.
A ExpoGirau, a primeira exposição agropecuária do Agreste, além de consolidar o desenvolvimento obtido na produção do campo, foi cenário de negócios entre empresas do município.
A modernização da administração pública e dos serviços oferecidos à população se materializam, também, na nova iluminação Pública de Girau do Ponciano. As luminárias de led, mais econômicas, mais duradoras, e muito mais eficientes, reduzem o custo de manutenção, e ao mesmo tempo, permitem maior segurança nas ruas, principalmente na zona rural, onde está sendo instalada, também, essa nova luminária de led. Os mais de seis mil pontos(postes) de iluminação de todo o município, estão passando por manutenção e adaptação para receber a nova luminária, que já está em quase toda parte da zona urbana como já em alguns distritos girauenses.
Nesse início do ano marcado pelos 63 anos de vida própria, Girau do Ponciano ainda tem muito a fazer. Mas com a força do seu povo trabalhador, Girau está vencendo, traduzindo esse desenvolvimento em uma vida mais digna para a sua população.