Diversos estados estão enfrentando um surto de gripe. Em Alagoas, a situação não é diferente. A demanda de pacientes com síndromes gripais nas emergências cresceu bastante nas últimas semanas. Ao Cada Minuto, o infectologista Fernando Maia disse que não é comum a gripe nesta época do ano, mas que estudos apontam que após surtos de coronavírus, surtos de influenza poderiam surgir. 

“De fato não é comum a gripe nesta época do ano, mas alguns estudos apontam que após surtos de coronavírus podem surgir surtos de influenza. E estamos vendo isso acontecer agora”, reforçou. Ele disse que isso acontece por causa das mutações virais. 

Quais são as recomendações?

O infectologista enfatizou que as recomendações são as mesmas do coronavírus. “Higienização, vacina, uso de máscara, distanciamento social”.

Ele também explicou que a vacina deste ano não contempla essa variante H3N2, mas que ela ajuda parcialmente na proteção de outros vírus. “E indiretamente ajuda nesse que está causando o surto de H3N2”.

SMS emite nota informativa

Na terça-feira, a Secretaria de Saúde de Maceió emitiu uma Nota Informativa às unidades de saúde com alerta para o atendimento prioritário às pessoas com sintomas de síndromes gripais. 

“A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió orienta todos os profissionais de saúde para que se mantenham em alerta para a identificação precoce de casos de Síndrome Gripal (SG) em pacientes pertencentes a grupos de risco, a fim de prevenir a evolução para a gravidade e enfatizar medidas de controle e prevenção de novos casos, evitando, assim, aumento de casos e/ou surtos causados por Influenza e/ou outros vírus respiratórios”, diz a nota.

Casos graves de síndromes gripais deverão ser encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Jaraguá e Cidade Universitária, disponibilizadas pelo Governo do Estado como unidades sentinela para atendimento a síndromes respiratórias.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) especifica, ainda, o tratamento a ser administrado contra a Influenza, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, com informações sobre os cuidados com pessoas de grupos de risco e as unidades de referência para dispensação dos medicamentos em Maceió.

“Os medicamentos de escolha para tratamento de Influenza são fosfato de oseltamivir (Tamiflu®️) e zanamivir (Relenza). O tratamento deverá ser iniciado obrigatoriamente em até 48 (quarenta e oito) horas a partir do início dos sintomas”, explica a nota.

Sintomas de síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves

As síndromes gripais (SG) são caracterizadas por febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse e coriza; em crianças, considerar também obstrução nasal; em idosos, podem estar associados síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

As síndromes respiratórias agudas greves (SRAG) são caracterizadas, em indivíduos de qualquer idade por dispneia/desconforto respiratório; ou pressão ou dor persistente no tórax; ou saturação de SpO² <95% em ar ambiente exame negativo para Covid-19.

A Coordenação de Farmácia e Bioquímica de Maceió reforçou o abastecimento do medicamento fosfato de oseltamivir (Tamiflu®️) para o tratamento do vírus em circulação, podendo ser administrado, inclusive, em pessoas com comorbidades, desde que seguidos os protocolos pertinentes a cada caso.

*com informações da SMS