A Prefeitura de Passo de Camaragibe, na região Norte de Alagoas, informou, por meio de nota, divulgada na tarde desta terça-feira (28), que não tinha conhecimento e não concedeu autorização para a realização da festa ilegal realizada nas piscinas naturais, na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APA Costa dos Corais), cujo vídeo repercute nas redes sociais.
Segundo a Prefeitura, a festa não teve como responsável nenhum empreendimento privado da cidade, visto que os festejos públicos referentes a festas de fim de ano foram cancelados, por meio de decreto, no inicio do mês dezembro. A prefeitura de Passo de Camaragibe também lamentou a ocorrência do evento.
Confira nota na íntegra:
"Devido à repercussão das imagens divulgadas nesta segunda-feira (27) com relação uma festa supostamente realizada na Praia de Marceneiro, a Prefeitura do Passo de Camaragibe vem a público para prestar alguns esclarecimentos. Inicialmente, a Prefeitura repudia a realização do evento e informa que em nenhum momento foi comunicada ou concedeu autorização para sua realização.
A Prefeitura também informa que o citado evento não foi organizado por qualquer empreendimento privado instalado no Passo de Camaragibe ou por qualquer órgão público municipal, mesmo porque todos os festejos públicos referentes ao Réveillon 2021/2022 foram devidamente cancelados por decreto ainda no início do mês de dezembro".
MPF irá apurar denúncia
Mais cedo, o Ministério Público Federal (MPF) afirmou que irá instaurar procedimento para apurar a denúncia publicada pelo Instituto BiomaBrasil, em rede social, que mostra a suposta festa irregular, realizada no litoral norte de Alagoas.
o MPF também comunicou que oficiou os órgãos ambientais (Ibama, ICMBio) e às prefeituras dos municípios que abrangem a APA Costa dos Corais, a fim de coletar mais detalhes acerca do evento. No decorrer das investigações, o MPF adotará as medidas necessárias e, em breve, expedirá recomendações no intuito de evitar quaisquer danos à unidade de conservação.
Também nesta terça-feira (28), o presidente do Instituto Biota e conselheiro na APA Costa dos Corais, Bruno Stefanis, gravou um vídeo pedindo que a Prefeitura, e os órgãos federais e estaduais tomem providências para punir os organizadores da festa que foi realizada em uma área de proteção ambiental, na Praia Marceneiro, dentro da Rota Ecológica do município de Passo do Camaragibe.
Os organizadores da festa já foram identificados, o que impediu a realização de outro evento no local, marcado para acontecer nesta terça-feira (28).