Nos dias 16 e 17 de agosto, Delmiro Gouveia voltou a sediar a Parada LGBTQIA+ 2025, marcando a retomada de um evento que não acontecia há sete anos no município. A iniciativa buscou dar visibilidade às pautas da comunidade LGBTQIA+, fortalecendo o debate sobre respeito, dignidade, igualdade de direitos e o fim da violência contra a população LGBTQIA+.
A programação começou no dia 16/08, no Memorial Delmiro Gouveia, com a palestra “Respeito, Dignidade e Direitos: por uma sociedade democrática e popular construída com os LGBTQIAPN+”, ministrada por Marcelo Nascimento e apresentada por Sophia Braz.
No domingo (17/08), a Parada percorreu as ruas da cidade com concentração na Praça de Eventos. O público acompanhou o trio elétrico animado pelos DJs John Dayvison e Thyago Barão, além de apresentações culturais que trouxeram alegria, representatividade e diversidade.
A Prefeita Ziane Costa, ao lado de todos os secretários municipais, acompanhou a programação e reforçou a importância do evento:
“Delmiro Gouveia tem o compromisso de respeitar e valorizar todas as pessoas. O retorno da Parada LGBTQIA+ depois de 7 anos é um símbolo da nossa luta por igualdade e de que a nossa gestão caminha ao lado da diversidade, do respeito e dos direitos humanos”, destacou.
A secretária de Assistência Social, Infância, Mulher e Direitos Humanos, Cristiana Marques, também ressaltou a relevância do momento:
“A Parada LGBTQIA+ é um espaço de afirmação de direitos, de resistência contra todas as formas de violência e de promoção do respeito. Delmiro Gouveia reafirma seu compromisso em construir uma cidade cada vez mais inclusiva, justa e humana, onde todas as pessoas possam viver com dignidade e liberdade”, afirmou.
O evento contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CTA, que realizou ações de promoção à saúde, com distribuição de preservativos e orientações sobre o uso da PrEP e da PEP, duas estratégias fundamentais de prevenção ao HIV.
Entre as atrações artísticas e culturais, marcaram presença Emilly Laysser, Rana Valona, Melyna Ryos, Keythy Latoya e Rebeca Big Mac, ampliando a visibilidade da diversidade e reafirmando a importância da luta contra a discriminação.
A realização foi uma iniciativa da Prefeitura de Delmiro Gouveia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Infância, Mulher e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH) e as entidades Diversidade pela Vida e ILGGA.