Pelo menos oito servidores da Receita Federal em Alagoas já pediram exoneração dos seus cargos em protesto contra o corte orçamentário para 2022 e a não regulamentação de um bônus no órgão. Esse movimento tem sido nacional e diversos outros servidores já pediram a exoneração dos cargos de chefia em outros estados.
Com esses pedidos de exoneração, alguns serviços em Alagoas poderão sofrer reflexo, como a área da restituição e também a chegada de mercadorias no Porto e também no Aeroporto.
Em nota, o Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita) critica o descumprimento do acordo. Segundo o presidente da entidade, Kleber Cabral, a redução de cerca de R$ 1,2 bilhão na Receita será usada para custear aumento dos policiais.
"Na discussão da peça orçamentária de 2022 no Congresso Nacional, o assunto, que estava pacificado no âmbito do Executivo, sofreu inesperado revés, com a resistência do relator Hugo Leal em incluir os recursos necessários à regulamentação do bônus e a omissão do governo em fazer valer os compromissos assumidos com a Receita Federal", diz o texto do Sindifisco.