Um levantamento do Monitor da Seca da Agência Nacional de Águas (ANA) apontou que Alagoas tem em seu território grandes áreas com algum quadro de seca em setembro e outubro, porém foi o único estado do Nordeste a não apresentar secas severas e excepcionais.

Com isso, a pesquisa mostrou que Alagoas tem em território 27% de seca fraca, 28% apresenta seca moderada e 17% do seu território sofre com seca grave devido a ausência de chuvas. 

Em todo Nordeste, devido às chuvas abaixo do nível esperado, a situação piorou em alguns estados, incluindo Alagoas, hoje com 19.879 quilômetros quadrados em situação de seca. 

Na classificação do órgão, embora tenha aumentado a área seca, o Estado não conta com áreas de secas extremas ou excepcionais. O Monitor de Secas faz acompanhamento regular das condições de seca no país desde 2014, com divulgação no mês anterior ao vigente.

Segundo o presidente da AMA esse quadro grave já vem sendo alertado há muito tempo. Nos municípios do Sertão e parte do Agreste a população da zona rural e até urbana depende exclusiva do abastecimento dos carros pipa. A operação Pipa é conduzida pelo Exército, mas , este ano, a AMA precisou intervir junto a bancada federal e o Ministério para evitar a suspensão. O programa atende a 137 mil pessoas, que são distribuídas em 600 localidades da zona rural de 42 municípios do Sertão e Semiárido.