Grandes centros urbanos do país apresentaram uma alta incidência de casos de gripe nas últimas semanas. Com o encerramento da campanha nacional contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió informou ao Cada Minuto que a vacina contra a influenza está sendo administrada apenas para crianças de 6 meses a 8 anos de idade que necessitam da segunda dose.
Em nota, a Secretaria Municipal esclareceu que, para que a imunização contra a gripe seja estendida à população, em geral, é necessário aporte de vacinas e insumos por parte do Governo Federal.
No domingo (19), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, informou que técnicos da Sesau afirmaram que 11 estados estão na fase do surto da Influenza e pediu que os cuidados fossem mantidos.
O Ministério da Saúde afirmou que em 2021 foram aplicadas cerca de 67,9 milhões de doses da vacina contra a gripe em todo o país. Esse quantitativo representa uma cobertura vacinal de 71,2%, considerando o público-alvo da campanha. Em 2020, a cobertura vacinal no país foi de 82% (55,7 milhões de pessoas), enquanto em 2019 chegou a 91% (54,4 milhões de pessoas).
De acordo com o ministério, o aumento de casos de influenza em alguns estados está sendo acompanhado pela pasta, assim como as evidências científicas em relação a eficácia da vacina utilizada na campanha deste ano para a prevenção da nova cepa circulante.
“A pasta esclarece, ainda, que não possui pendência de doses a nenhum estado. As 80 milhões de doses de vacinas adquiridas para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foram distribuídas aos estados e Distrito Federal de forma proporcional e destinada aos públicos específicos da campanha”, diz a nota.