Disponível neste no mês de novembro, o documentário Confisco relembra como aconteceu o bloqueio das reservas bancárias dos brasileiros que aconteceu no início de 1990 e como isso afetou a vida de milhares de cidadãos durante o Plano Collor.

O documentário foi lançado pouco mais de 30 anos depois e relata seus principais impactos. Confisco conta com o depoimento de pessoas que estavam diretamente envolvidas no Plano Collor, como a ex-ministra da Economia Zélia Cardoso de Melo, além de brasileiros comuns que foram afetados pelas decisões econômicas feitas pelo governo da época.

Em maio do ano passado, o ex-presidente Fernando Collor chegou a pedir perdão a todas as pessoas afetadas em uma publicação em suas redes sociais. Na época, ele escreveu que havia chegado o momento de falar sobre o assunto e explicou como o processo ocorreu.

"Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos", escreveu Collor em seu perfil no Twitter.

O documentário está disponível no HBO Max. Assista ao tailler.