O Brasil registrou 305 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo o total de 614.681 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com o boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) desta terça-feira (30/11).
A média diária de óbitos nos últimos sete dias está em 231. Este indicador é utilizado para suavizar as oscilações diárias e observar a tendência da curva de óbitos, e está próximo dos níveis registrados em abril de 2020.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 9.710 novos casos de covid-19 e 9.182 na média diária dos últimos sete dias.
Ao todo, o Brasil já registrou 22.094.459 casos de covid desde o início da pandemia.
É importante lembrar que, nos dias logo após o fim de semana, como a segunda-feira, os números referentes às últimas 24 horas costumam ser menores por conta da menor notificação.
De acordo com o painel da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos lideram em número de casos no mundo, com mais de 48,3 milhões infecções registradas.
Lá, a redução no ritmo de vacinação, a partir de abril, somada à resistência de parte da população à vacina e ao avanço da variante Delta, criou focos de transmissão do coronavírus em partes do país.
Na sequência da lista com o maior número de casos oficialmente registrados aparece a Índia, com 34,5 milhões. O Brasil está em terceiro.
Estados Unidos, Índia e Brasil têm números muito superiores ao restante do mundo.
Em relação às mortes, o Brasil permanece na segunda posição, atrás apenas dos Estados Unidos, que ultrapassaram 777 mil óbitos.
Com o avanço da vacinação nos últimos meses, o Brasil tem registrado queda considerável de novos casos e mortes pela covid-19 em todo o país.










