Neste domingo (21), primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, os candidatos fizeram as provas objetivas de linguagens e ciências humanas e a redação que teve como tema: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
A estudante Raquel dos Santos, 20 anos, fez a prova em uma faculdade no Barro Duro, em Maceió, e disse que ainda não sabe o que quer cursar.
Sobre o tema da redação, Raquel disse que achou tranquilo. “Eu achei a prova tranquila já pelo tema da redação que foi muito fácil”.
Entretanto, segundo a estudante, ela sentiu falta de alguns assuntos que ela estudou. “Mas acho que fui bem no todo”, disse.
José Márcio dos Santos, 22 anos, cursa terceiro ano e fez o Enem pela primeira vez. Quer cursar teatro.
Ele também achou que a prova estava fácil. “O nervosismo foi antecipado: só fiquei antes, mas na hora consegui. Português e interpretação de texto acho que foi a prova que mais me dei bem", explica.
Richellen Fátima, 16 anos, é treineira e pretende fazer psicologia em 2022. Ela disse que o tempo da prova foi bom, mas que a redação foi mais complicada. "Mas foi bom para ver como é a prova".


Em Alagoas, mais de 50 estudantes fizeram a prova. Em 2020 a quantidade de inscritos chegou a 100 mil pessoas. Já esse ano, o número caiu pela metade. Ao todo, 50.059 candidatos se inscreveram para a prova impressa e 1.206 para a prova na versão digital, totalizando 51.261 participantes em Alagoas.