Pelo menos 80% dos secretários municipais de Saúde de Alagoas, além de técnicos e representantes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde de Estados do Nordeste, participam hoje e amanhã do Seminário Estadual de Atenção Primária à Saúde no Teatro Sete de Setembro e na Biblioteca da Sociedade de Cultura e Arte Popular de Penedo. O evento tem entre os objetivos promover o intercâmbio de experiências sobre a temática e fortalecer a APS no Estado, sendo promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Penedo.

Segundo o presidente do Cosems/AL Rodrigo Buarque o evento conta com 300 participantes, a exemplo de personalidades atuantes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas e de outros Estados. “Teremos uma oportunidade ímpar de discutir o assunto que é tão pertinente para o fortalecimento do SUS, uma vez que a APS cuida das pessoas, em vez de apenas tratar doenças ou condições específicas, podendo atender até 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo da vida”, reforçou.

O secretário de Saúde de Penedo, Guilherme Lopes, ressalta a satisfação do Município sediar evento expressivo para os defensores do SUS. “Serão momentos ricos de contribuição para a organização do atendimento à saúde. Sejam todos bem-vindos aos espaços de discussões sobre a APS, quer seja no Teatro ou Biblioteca onde vão acontecer as oficinas”, afirmou Guilherme. O evento inicia hoje (18) às 14h hoje e o ponto alto é a abertura oficial, a partir das 19h, com a palestra magna do vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Charles Tocantins, sobre Iniciativas e Desafios da Gestão Municipal para a Qualificação da APS.

Durante a abertura, que será no Teatro Sete de Setembro, o Cosems/AL vai homenagear os dez municípios, por Região de Saúde, que tiveram os melhores resultados nos indicadores do Previne Brasil e outros dez, também por RS, que mais se destacaram na vacinação contra a Covid-19 ao completar o esquema vacinal. O evento nesta sexta-feira (19) será a partir das 9h e às 17h terá a construção da Agenda para o Fortalecimento da APS em Alagoas. Em paralelo ao seminário, haverá no Teatro a 1ª Exposição Alagoas, Aqui a APS acontece!