O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira sinalizou para o cumprimento da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (STF) que suspendeu o pagamento das emendas do relator e ainda propôs a elaboração de um projeto de lei para tornar mais transparentes as emendas do chamado “orçamento secreto''.

Segundo Lira, “há uma discussão e ela é transversal a respeito desse assunto. Ela tem uma narrativa, e a nós só vai caber esclarecer mais ainda, com mais transparência, propondo o que pode ser possível com um projeto de lei que altera a resolução zero um para ficar mais transparente”

O parlamentar também destacou a importância das emendas para a “vida das pessoas” e pediu uma chance para “deixar o debate mais claro”.

“Neste momento, em vez de se criticar o que tecnicamente não se conhece, é importante que se dê oportunidade ao Parlamento, que sempre foi aberto, que modifica a vida das pessoas com essas emendas, a chance de explicar e de deixar este debate mais claro, sem politizá-lo como tudo que vem acontecendo no Brasil”, afirmou Lira a Folha de São Paulo.