Secretários e técnicos municipais de Saúde de Alagoas participam no período de 18 a 19 deste mês do Seminário de Atenção Primária à Saúde em Penedo. O evento conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), dentre outras instituições interessadas no fortalecimento da Gestão pública municipal.
Vale ressaltar que as inscrições se encerram no próximo dia 15 (Link da inscrição https://cutt.ly/SemiarioAPSPenedo). No dia 18 (quinta-feira) a programação inicia às 14h e se estende até as 17h com três oficinas simultâneas. A Oficina 1 – APS Digital: Operacionalização do e-SUS AB/SISAB e a Oficina 2 – Impacto Financeiro do Previne Brasil vão acontecer na Biblioteca Pública Municipal e a Oficina 3 – Monitoramento dos Indicadores do Previne Brasil será no Teatro Sete de Setembro.
A abertura oficial do seminário será a partir das 19h com a palestra magna Iniciativas e Desafios da Gestão Municipal para a qualificação da APS, com o presidente do Conasems, Willames Freire. Na ocasião, haverá o reconhecimento público aos municípios com melhores resultados no Previne Brasil e Campanha de Vacinação contra a COVID-19.
Já no dia 19, constam da programação das 9 às 12h a Mesa 1: O Previne Brasil como ferramenta para a qualificação da APS e das 14h às 17h a Mesa 2 :A Atenção Primária à Saúde como estratégia de fortalecimento do SUS. No mesmo dia, às 17h terá a construção da Agenda para o fortalecimento da APS em Alagoas. Durante o seminário ocorrerá a 1ª Exposição: Alagoas, aqui a APS acontece, no Salão Nobre do Teatro 7 de Setembro.
“Temos até agora mais de 200 inscritos no Seminário e nossa meta é atingir até 300. Esperamos que os gestores que ainda não se inscreveram aproveitem a oportunidade, uma vez que a temática central do evento tem entre os objetivos o fortalecimento da APS, principal porta de entrada do SUS”, reforçou o presidente do Cosems/AL Rodrigo Buarque.
