A cidade de Maceió ganha uma esperança no combate à Evasão Escolar – um dos principais desafios da Educação Pública. O Projeto de Lei para Prevenir o Abandono e Evasão Escolar foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (04), de autoria da vereadora Gaby Ronalsa (DEM).

“A aprovação é resultado de um longo trabalho de estudo e dedicação quanto aos problemas educacionais do município. Também como membro da Comissão da Educação tenho acompanhado de perto a evasão e o abandono escolar impactam diretamente na trajetória dos jovens e comprometem diretamente o desenvolvimento”, afirmou.

A vereadora alerta que com  a pandemia, os riscos de evasão e abandono representam um perigo ainda mais grave. “A estimativa é que 4 milhões de estudantes, de 6 a 34 anos, tenham abandonado os estudos em 2020, pesquisa  (C6 Bank/Datafolha). Desses, mais de 17% não pretendiam voltar a estudar neste ano, o que configura a evasão. Seja por não terem acesso a qualquer aula, pela dificuldade com o ensino remoto, por não conseguir pagar os estudos ou por precisar ajudar nas contas de casa”, comentou a vereadora.

O PL propõe uma série de medidas para que o município desenvolva políticas públicas educacionais mais eficazes no combate à evasão e o abandono escolar. “É preciso discutir, estudar parcerias com a iniciativa privada se preciso for, repensar nossos métodos de avaliação e aprendizagem. É hora de finalmente colocar a educação como prioridade. Sei do empenho do prefeito JHC e espero em breve que possa sancionar o projeto de lei ”, frisou.  

Uma escola que se interesse pelo futuro do aluno e esteja mais próximo dele, ajudando-o a planejar sua carreira. “Também queremos que as famílias sigam mais de perto as atividades escolares dos estudantes e de seus planos para o futuro. O impacto que a evasão escolar causa é tremendo. Precisamos barrar essa exclusão agora. Caso contrário teremos várias gerações de alunos impactadas”, concluiu a vereadora.