Uma simulação de catástrofe para treinamento de ações de evacuação, resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar está sendo realizada nesta quinta-feira (04), no bairro do Pinheiro, em Maceió, pelo Exército Brasileiro em apoio à Defesa Civil. A operação Alagoas II tem como finalidade manter o engajamento dos órgão e estabelecer uma resposta rápida em casos de calamidade pública.

Essa é a segunda fase da operação. Na primeira fase foi feito o mapeamento do solo para planejamento da atuação de cada órgão, com base no plano de contingência de Maceió e dos bairros afetados pela extração de sal-gema.

A operação teve início na quarta-feira (3) com uma abertura solene no quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), e vai até a sexta-feira (5).

O treinamento vai exercitar principalmente a condução dos recursos humanos e da logística dos órgãos. Além da simulação também ocorrerá uma ação social com atendimentos médicos e odontológicos e exames laboratoriais no Farol.

Além do Exército Brasileiro, participam do simulado a Defesa Civil, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semcs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Grupamento Aéreo, a Aeronáutica, Marinha, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Algás, Equatorial, Casal e BRK.