Foi aprovado, na sessão desta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL), por unanimidade, o projeto de lei que batiza o viaduto construído na antiga rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na parte alta de Maceió, como Viaduto Guilherme Palmeira.
Com a aprovação dos deputados estaduais, o projeto segue para sanção do governador Renan Filho (MDB).
O texto de autoria do deputado Davi Mais (DEM) foi apresentado em julho do ano passado. As obras do viaduto iniciaram em 2018 e o local foi liberado para circulação de veículos em dezembro de 2020.
Guilherme Palmeira faleceu em maio de 2020, aos 81 anos. Advogado e político, ele foi governador de Alagoas entre os anos de 1979 e 1982. Palmeira também foi eleito deputado estadual três vezes e também foi senador. Foi ministro do Tribunal de Contas da União em 1999 e presidiu a Corte de setembro a dezembro de 2006. Em 2008, ele se aposentou como ministro do TCU, de forma compulsória.
Palmeira também era pai do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que ainda era chefe do Executivo Municipal quando ele morreu em 2020, de causa não divulgada.