Ceci Cunha, política do bem, vítima da política do mal

03/11/2021 11:48 - Artigos
Por Claudionor Araújo
Image

É doloroso relembrar a morte de CECI CUNHA, e dói muito, muito mais no coração e na alma de seus filhos, de seus familiares e de seus amigos!

Mas a Chacina da Gruta, que vitimou CECI, seu amado esposo JUVENAL,  e ainda o cunhado ÍTALO MARANHÃO  e a senhora ÍTALA MARANHÃO,  de forma  traiçoeira e cruel, não pode ser esquecida.

A liberdade recentemente concedida ao principal responsável pela chacina é inaceitável, embora esteja ancorada na Lei de Progressão de Regime.

Mesmo amparada na lei, essa é, ao meu juízo, uma distorção e como tal deve ser combatida e corrigida para que crimes hediondos como esses não mais sejam tratados como crimes comuns!

CECI, mulher de fibra, de coração bondoso, nascida para servir e ajudar o próximo, teve sua vida e sua missão aqui na terra precocemente interrompidas.

Professora e médica, CECI abraçou duas das mais nobres e importantes profissões que o ser humano pode exercer.

Como  professora, educando e  preparando  pessoas para a vida,  e como médica,  salvando vidas de pessoas!

Alagoana de Feira Grande, nascida em agosto de 1949, CECI veio ao mundo para servir, para fazer o bem, onde quer que estivesse, onde quer que atuasse.

Formada para o magistério no Colégio Élio Lemos, nele iniciou suas atividades como Professora.

Lecionou, também, no Colégio Sagrada Família, Colégio Rui Palmeira, Colégio Batista Alagoano, entre outros.

Formou-se em medicina na Universidade Federal de Alagoas, em 1975.

Fez residência médica no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, exercendo a medicina em diversos outras unidades hospitalares, a exemplo do Hospital Manoel André e UNIMED, em Arapiraca, e em Maceió na Maternidade Sampaio Marques, Santa Casa de Misericórdia de Maceió e na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima.

Mas o destino também colocou em seu caminho o exercício da política.

Da boa política!

Eleita Vereadora por Arapiraca em 1988 pelo PFL e reeleita em 1992, já no PSDB, ao qual se filiou a convite do então Senador Teotonio Vilela Filho, seu amigo,  incentivador e parceiro político, à época Presidente e o grande líder dos tucanos em Alagoas, CECI CUNHA teve marcante passagem pela Câmara Municipal arapiraquense.

Sua atuação parlamentar, voltada para os interesses maiores da cidade e das pessoas, foi o passaporte para a conquista do mandato de Deputada Federal, em 1994, sendo a primeira mulher alagoana a conseguir tal feito.

Na Câmara dos Deputados teve grande e produtiva atuação, tanto em plenário, com aprovação de leis, como participante de diversas comissões temáticas, sempre direcionando suas ações em benefício do conjunto da população que representava.

Amigo de CECI e de JUVENAL, tenho deles as melhores lembranças!

Com CECI militei no PSDB, onde juntos ingressamos em 1990; com JUVENAL, além de momentos de campanhas políticas de CECI, varamos madrugadas bebericando e jogando conversa fora!

Assim foi CECI CUNHA, de origem humilde, pais de vida modesta, mas de grande caráter e honestidade, atributos que certamente serviram para alicerçar o destino dessa mulher iluminada, cuja luz irradiava para todos que com ela tiveram a felicidade de conviver.

Professora, Médica, Vereadora, Deputada Federal, mas sobretudo mulher do bem, querida, amada e admirada, CECI CUNHA deixou um legado de bondade, de relevantes  serviços prestados à sua terra e ao Brasil, e o exemplo de como fazer política para o bem comum!                

Filhos, familiares e amigos continuam chorando e sentindo a dor dessa irreparável  perda!

Maceió, 1°/novembro/2021

(") Claudionor Araújo

Ex-Presidente Estadual do PSDB, ex- Ouvidor Geral e Secretário de Estado de Articulação Social nos Governos de Teotonio Vilela Filho

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..