O dia de Finados, 2 de novembro, foi considerado pela Igreja Católica o mais apropriado para fazer as orações por todos os falecidos, por ser um dia após o dia dedicado a Todos os Santos, 1º de novembro, quando se reza pelos que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados. Para os cristãos, o Dia de Finados é quando se reza para os que precisam de ajuda para serem aceitos no céu.

A celebração do Dia de Finados em 2 de novembro aconteceu pela primeira vez há mais de um milênio, no ano de 998, de acordo com o site oficial da Igreja Católica. Segundo o Vaticano, a reunião de homenagens em apenas uma data foi uma criação do abade francês Odilo de Cluny, que viveu entre os séculos 10 e 11.

Inicialmente, a data era conhecida como “Dia de todas as almas” porque, entre os séculos 2 e 10, os rituais em lembrança dos mortos aconteciam em dias variados, e não havia nenhuma data no calendário cristão que estabelecesse uma homenagem. As primeiras cerimônias eram, em geral, realizadas pelos familiares no terceiro dia após cada enterro. Mais tarde, passaram a acontecer no aniversário de morte.

Ainda que Odilo de Cluny tenha estabelecido o dia 2 de novembro como o Dia de Finados, foi apenas no começo do século 20 que a data foi universalizada. Em 1915, o papa Bento XV permitiu que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos, segundo informações da Igreja Católica.

No Brasil, a data virou feriado estabelecido por lei em 2002, o Dia de Finados é caracterizado por missas solenes em igrejas católicas, explosão no comércio de arranjos de flores e lotação de cemitérios.

Como o país possui maioria da sua população como católica e protestante, é natural que a data seja comemorada em formato de missa e reunião de fiéis em novenas e outras adorações religiosas. O acendimento de velas também é frequente em casas e vilas do país todo. 

Entre as famílias, há muita homenagem aos parentes, amigos e conhecidos falecidos. Há também votos de esperança a favor dos que partiram, desejando vida eterna em outros planos – conforme a crença de cada um. 

O feriado de Finados é uma das datas mais tradicionais do calendário brasileiro, sendo o dia uma forma de homenagear os falecidos, além de ser um momento reflexivo para muitas famílias.