Rodrigo Cunha garante avanço de Wi-Fi grátis em Alagoas, com 60 localidades ganhando acesso livre à internet

28/10/2021 15:28 - Política
Por Assessoria
Image

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) vem avançando com o projeto de levar internet Wi-Fi grátis para os 102 municípios de Alagoas. Nesta quinta-feira (28), o parlamentar informou que já na sexta (29) mais 10 pontos de acesso serão liberados à população, desta vez nos municípios de Branquinha, Ibateguara, Jacuípe, São Miguel dos Milagres, Joaquim Gomes, Jundiá e Passo do Camaragibe. Com estes novos pontos, já são 60 localidades com acesso livre à internet sem fio, em 47 municípios de todo o estado. Pela terceira semana consecutiva, o parlamentar anuncia avanços da iniciativa, que já está beneficiando alagoanos e alagoanas.

“Seguiremos com este trabalho porque acreditamos que levar internet Wi-Fi gratuita para estas comunidades, que antes não tinham nenhuma condição de acesso a esta tecnologia, significa ofertar mais condições de utilização de serviços públicos digitais, de recursos de educação, de diversão e de comunicação. Hoje, ter internet significa encurtar distâncias e se beneficiar de diversos serviços. Com certeza se trata de mais um passo, dentro dos muitos que Alagoas precisa dar, rumo à dotar nossa gente de mais dignidade no que diz respeito à inclusão digital e acesso à informação”, destacou o senador alagoano.

Os recursos para a execução do projeto da internet Wi-Fi, na ordem de R$ 9,2 milhões, foram garantidos em Brasília por Rodrigo Cunha e pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB). Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal, Rodrigo Cunha vem participando dos grandes debates nacionais voltados ao tema. O senador, por exemplo, foi o relator no Senado da chamada Lei do Governo Digital, está liderando os debates sobre o chamado Real Digital (versão on line da moeda nacional) e é autor dos projetos de lei que combatem o cyberbullying (bullying realizado por meio digital) e o cyberstalking (perseguir ou assediar uma pessoa pela internet).

“Queremos e vamos ofertar conectividade gratuita a centenas de comunidades do interior do estado e capital. Esta iniciativa faz parte do Programa Wi-Fi Brasil, que é nacional, mas trabalhamos muito, eu e o deputado federal Pedro Vilela, para fazer com que os 102 municípios do estado fossem contemplados. Desta forma, Alagoas vai se destacar com o fato de ter, em cada um de seus municípios, ao menos uma localidade com um ponto de acesso integrante do Programa devidamente instalado e em funcionamento. Nossa gente só tem a ganhar com esta iniciativa”, reiterou Rodrigo Cunha.

O Programa Wi-Fi Brasil tem duas modalidades. Uma chamada Wi-Fi Livre, que se trata de uma ação visando levar conectividade Wi-Fi para praça ou locais públicos sem acesso à internet em banda larga. Já a outra modalidade, intitulada Wi-Fi Gesac (Governo. Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) pretende levar internet gratuita às escolas, associações comunitárias, telecentros, instituições públicas de saúde e de assistência social, localizadas em áreas rurais, remotas e urbanas em situação de vulnerabilidade, incluindo as comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas. O alcance do sinal de internet atinge um raio de 200 metros de extensão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..