Equipe médica do HMAR inicia, em Alagoas, novo processo para perda de peso

26/10/2021 14:15 - Saúde
Por Assessoria
Image

A equipe do Núcleo de Endoscopia Digestiva do Hospital Memorial Arthur Ramos realizou a  segunda redução de estômago por endoscopia  (gastroplastia endoscópica), em Maceió. O paciente de Maceió, tinha IMC – Índice de Massa Corporal – igual a 31,3. Esse tipo de procedimento é indicado para pacientes com obesidade leve ou moderada.

Liderada pelos endoscopistas Hunaldo Menezes, Nilza Maria Marques e Larissa Cavalcanti, do HMAR,  a equipe recebeu o também o endoscopista Luiz Gustavo Quadros, que veio de São Paulo para acompanhar o procedimento que é um avanço técnico na medicina.

A gastroplastia endoscópica é uma técnica nova para tratamento da obesidade, sendo opção de tratamento para aqueles pacientes com obesidade grau 1 e 2 que não se encaixam nos critérios da cirurgia bariátrica metabólica ou aqueles obesos mórbidos com alto risco cirúrgico e ainda os que não aceitam o procedimento cirúrgico.

A técnica é realizada através de endoscopia, com paciente sob anestesia geral, em centro cirúrgico, no qual o endoscopista com ampla visão do estômago realiza sutura no órgão, deixando-o de forma tubular, semelhante a técnica de Sleeve da cirurgia metabólica.

Apesar de ser recente no Brasil, a Endosutura Gástrica já é realizada há cinco anos na Europa e Estados Unidos e os resultados são bem positivos. Em média, os pacientes submetidos a este procedimento perdem em torno de 18% do seu peso inicial, mas depende do peso pré procedimento de cada pessoa. Por não ser um procedimento cirúrgico, a recuperação do paciente é mais rápida.

A Endosutura Gástrica foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em novembro de 2015 e é importante destacar que ela foi desenvolvida pelo médico brasileiro Manoel Galvão Neto.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..