O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
E para marcar ainda mais este mês, a vereadora e médica Drª. Fany, realizou na manhã desta quinta-feira (21), uma mesa redonda com especialistas para falar sobre o câncer de mama e também o câncer do colo do útero, para as servidoras da Câmara Municipal de Arapiraca e convidados.
Participaram os vereadores Thiago ML , presidente da Casa, os vereadores Melquisedec de Oliveira, Zé Carlinhos, Adriano Targino e Vicente do Remédio.
Ao abrir os trabalhos, a Drª. Fany, agradeceu a presença de todos, chamando a atenção para o auto exame, única forma de encontrar a cura da doença através da descoberta precocemente.
De acordo com a vereadora, os casos vêm aumentando assustadoramente, justamente porque as mulheres não procuram os postos de saúde para fazer o exame.
"Temos que nos amar e consequentemente, nos cercar de todos os cuidados, fazendo os exames para evitar complicações futuras que podem ser devastadoras", alertou ela.
O presidente da Casa, Thiago ML, agradeceu à Dra. Fany, por ter escolhido a Câmara Municipal de Arapiraca, para debater um assunto de tão grande importância para a saúde da mulher.
Thiago ML, também aproveitou a oportunidade para falar sobre os professores, segundo ele, a categoria menos valorizada pelos gestores públicos e que o Poder Legislativo, tem realizado um esforço muito grande para resolver as questões da categoria, principalmente a questão salarial que os professores sempre reivindicaram.
Thiago ML, disse que o assunto sobre os cânceres de mama e de cólon de útero, precisam ser mais discutidos pela sociedade durante o ano inteiro e que o Poder Legislativo, está de portas abertas para participar de debates desta magnitude.
Uma das palestrantes, a Drª. Tereza Gomes, disse que o diagnóstico precoce do câncer ajuda na cura e que é preciso que a mulher faça em casa esse auto e exame, se tocando e ao perceber algo que não viu há um mês, vá imediatamente ao médico para fazer o exame.
"Vou fazer por amor", disse ela, acrescentando que quanto mais cedo for diagnosticado, mais chances de cura ", alertou.
Ela também falou sobre o câncer de mama no homem, que pouco é falado e defendeu também o auto exame em casa, ao descobrir qualquer anormalidade, procure um especialista para iniciar o tratamento.
A outra palestrante foi a Drª. Janayna Pereira, que surpreendeu a todos, ao dizer que estava ali para falar sobre sua experiência de vida, uma vez que também foi diagnosticada com um câncer.
Segundo ela, o seu sofrimento foi pior ainda, ao ouvir dos próprios médicos em São Paulo, de que o seu câncer não tinha cura, mas com força,fé e confiança na ciência, iria superar todas as adversidades.
Antes de iniciar a sua explanação, a palestrante fez questão de afirmar que estava quebrando uma barreira e levando à público, para que sua história servisse de incentivo a outras pessoas que estivessem passando pelo mesmo problema.
As emoções não pararam por aí. Foi a vez do vereador Melquisedec de Oliveira, também falar sobre alguns acontecimentos em sua vida.
Segundo ele, em plena pandemia do Covid-19, onde só de sua família, inclusive ele é o pai, foram diagnosticados com o vírus, uma irmã dele, estava com câncer e ninguém poderia ajudar, justamente porque estavam doentes com o Covid-19.
Bastante emocionado ao falar no assunto, chegando a chorar, Melquisedec de Oliveira, falou da força e superação da irmã, que hoje está bem e reagindo com sucesso, ao tratamento.
A última palestrante da manhã, foi a Professora Cristina Rezende, outra vítima do câncer de mama.
Segundo ela, foi uma de superação e enfrentamento à doença, que graças ao apoio incondicional de toda a família, conseguiu superar e chegar a cura.
"Tudo isso aconteceu há cinco anos, mas minha fé inabalável não deixou que eu fraqueijasse e caísse ", disse a Professora Cristina Rezende.
A Drª. Fany, abriu o espaço para que alguns servidores ou convidados também pudessem falar de suas experiências próprias caso tivessem enfrentado a doença ou alguém da família.
Ao encerrar, a Drª Fany disse que na condição de
vereadora e médica, estava pronta para ajudar no que fosse necessário.