Prévias do PSDB: Tereza quer candidato não bolsonarista e que defenda a vida

19/10/2021 11:21 - Voney Malta
Por redação
Image

Ainda sem revelar se vota em um dos três pré-candidatos do PSDB à Presidência em 2022, a deputada federal Tereza Nelma (AL)  mantém as suas exigências: "Temos ainda que incorporar programas e ações de combate à violencia e à discriminação das mulheres, das pessoas com deficiência, dos negros e dos LGBTQIA. Aquele que defender essas bandeiras terá o meu apoio. E o que incorporar o bolsonarismo disfarçado sem Bolsonaro enfrentará minha oposição. A hora é de defender a vida."

Tereza também disse que "Eles (os candidatos) tem que se posicionar sobre o governo do Bolsonaro, indicar saidas para estimular a criação de empregos, propor medidas concretas de combate à fome, de redução da violência, particularmente contra jovens e mulheres, de medidas de inclusão social, e de superação do racismo e da discriminação. Esse é o Brasil real, que pede urgência de politicas públicas na defesa da vida. O candidato que defender propostas como essas, de redução da concentração da riqueza, terá meu voto e empenho".

De acordo com a parlamentar, até a convenção do partido, marcada para 21 de novembro,  haverá tempo para ouvir as propostas de Eduardo Leite (PSDB-RS), João Doria (PSDB-SP) e do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. "O PSDB não pode vacilar mais, temos que apresentar um programa pra atacar problemas como desemprego, a fome, a carestia. É preciso revisitar a social democracia, que surgiu defendendo os trabalhadores. Não podemos continuar com um Estado que só serve aos poderosos, e que não se preocupa nem com o meio ambiente agredido diariamente".  

EM TEMPO - 1 - Na eleição de 2018 o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite apoiu Jair Bolsonaro na disputa pela presidência. Em seu governo há secretários bolsonaristas. Leite se afastou do governo federal, de quem é crítico.

2 - Critico do presidente, João Doria foi eleito governador na onda 'BolsoDoria'. Se afastou também e é um duro opositor de Bolsonaro.

3 -  Senadores e, principalmente, deputados federais do partido votam  a favor das pautas do governo do presidente Jair Bolsonaro. As vozes contrárias são minoria dentro da sigla no Congresso.

4 - O calendário das prévias para escolher o candidato do partido tem as seguintes datas e fases: começou no dia 14  de outubro e segue até 14 de novembro o cadastramento do filiado eleitor no sistema eleitoral eletrõnico.

5 - Está marcado para hoje (19) o início dos debates entre os candidatos. A realização da votação do primeiro turno acontece no dia 21 de novembro e o segundo turno no dia 28.

6 - Podem votar todos que se filiaram até 31 de maio deste ano, e serão divididos em grupos.  

7 - Filiados estão no grupo I; prefeitos e vice-prefeitos estão no II; no III estão vereadores,  deputados estaduais e distritais - nesse grupo os deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores os outros 50% -; no grupo IV, por fim, ficam governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual pesidente da Comissão Executiva Nacional do partido, e ainda senadores e deputados federais.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..