O deputado estadual Dudu Ronalsa lançou uma nota de repúdio contra a declaração feita pelo deputado deputado estadual Frederico D’Avila (PSL-SP), que chamou o arcebispo Dom Orlando Brandes, a CNBB e o papa Francisco de “vagabundos”, “safados”, “canalhas” e “pedófilos”. 

Em sua rede social, Dudu afirmou que a comunidade católica brasileira exige respeito. “Estamos revoltados com os ataques de ódio e o desrespeito do deputado estadual por São Paulo, Sr. Frederico D’Ávila. Em discurso na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), ele usou a tribuna em plena sessão ordinária e chamou o papa Francisco, o arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes, e a CNBB de vagabundos e imundos”, colocou ele. 

O parlamentar disse que como representante e líder da Igreja em Alagoas, repudia totalmente o discurso do deputado Bolsonarista.  “Exigimos respeito com a Igreja e os líderes que ajudam a levar a palavra de Deus e os valores cristãos a milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Esta não deve ser a postura de um parlamentar. Caro Sr. Frederico D’Ávila, o ódio pregado em suas palavras expõe uma personalidade raivosa sem nenhum pingo de comprometimento à comunidade religiosa, em especial, aos católicos. Boa parte de seus eleitores certamente estão indignados com tal postura”, completou ele. 

A própria A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cobrou da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) “medidas internas eficazes, legais e regimentais” contra o deputado.