Convidado para acompanhar sessão na Câmara, Tarcizo Freire agride verbalmente servidora e secretária municipal de Arapiraca

08/10/2021 20:04 - Municípios
Por Redação
Image

Convidado pelo filho, o vereador por Arapiraca Túlio Freira, o deputado estadual Tarcizo Freire acompanhou na manhã, na manhã desta sexta-feira (8), uma sessão na Câmara Municipal daquele município, que discutia a realocação de vendedores ambulantes de áreas do Centro da cidade. No entanto, em meio as discussões e buscas de soluções para a pauta, o deputado se exaltou e chegou a agredir verbalmente uma servidora pública.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, Tarciso Freire afirma estar defendendo os interesses do povo, se posiciona de forma contrária a argumentos apresentados e insulta com palavras a assistente social Lidiane Paes, servidora pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca.

O parlamentar afirmou que a servidora “não prestava”, que tinha “ódio no coração”.

“Você tem que ter mais amor, fé em Deus, mais boa vontade. Senti a maldade dessa jovem. Acho que nem mãe ela é, porque se fosse mãe, não trataria um filho dessa forma. Gente ruim. Você está na profissão errada. Eu nasci com cunhão roxo e não abro para ninguém”, disse o deputado.

Rosa Lira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, saiu em defesa de Lidiane. Sentada ao lado de Freire na mesa, a secretária, visivelmente nervosa com a postura e agressão do deputado, disse, chorando, que o parlamentar foi insensato e havia passado dos limites.

Não satisfeito, Tarcizo Freire, ainda exaltado, atacou Rosa Lira com palavras e ameaças.  “Você é do mesmo grupo, uma corja só. Conheço você. Se vocês quiserem eu falo mais. E é ruim para vocês”, ameaçou o deputado.

A postura de Tarciso Freire foi criticada por servidores, ambulantes e parlamentares presentes na sessão. A prefeitura de Arapiraca emitiu nota de repúdio ao comportamento “desrespeitoso, violento e incabível” do deputado.

A Secretária de Gestão Pública e Recursos Humanos do município disse que” medidas jurídicas estão sendo tomadas no sentido de que as integridades das servidoras sejam preservadas e que a conduta do parlamentar seja punida com os rigores da lei”.

Em suas redes sociais, Rosa Lira postou uma foto ao lado da servidora, afirmou que ainda estava se refazendo do episódio, defendeu a servidora e comentou a postura de Freire.

“Após a contribuição de Lidiane, servidora pública, MULHER, Mãe Viúva, Filha e amiga amorosa, referência e que passou por diversas gestões, independente de grupos políticos e por sua reconhecida competência, foi desrespeitada, agredida verbalmente, pelo Deputado Estadual Tarcisio Freire”, postou a secretária.

Foto: Reprodução / Intagram

Também nas redes sociais, internautas criticam as falas de Freire e o definem como  “grosso”, "violento", “machista” e misógino. 

Veja vídeo

Após a sessão, o presidente da Câmara de Vereadores, Thiago ML, anunciou seria formada uma comissão de vereadores e representantes da administração municipal, para outra reunião que seria posteriormente comunicada aos ambulantes.

Leia a nota da Prefeitura de Arapiraca, na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Arapiraca vem a público manifestar seu repúdio ao comportamento desrespeitoso, violento e incabível do deputado estadual Tarcizo Freire contra as servidoras públicas Lidiane dos Santos e Rosa Lira, em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 7, na Câmara Municipal de Arapiraca.

Todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas no sentido de que a integridade das servidoras seja preservada e que a conduta do parlamentar seja punida com os rigores da lei.

Destacamos que o respeito ao servidor público, e sobretudo às servidoras, é uma prática da gestão municipal, que possui em seu quadro 6.530 mulheres trabalhando pelo bem da coletividade.

Nenhum ato de violência, machismo, de desrespeito e de intimidação, serão aceitos. Muito menos agressões de caráter misógino.

Portanto, nossa mais irrestrita solidariedade a essas mulheres, mães, servidoras e cidadãs que dedicam suas vidas ao bem estar de nossa comunidade.

Nosso total repúdio ao indivíduo de atitude incompatível com a civilidade e com o cargo de representação parlamentar que ocupa.

Secretaria de Gestão Pública e Recursos Humanos

Prefeitura Municipal de Arapiraca

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..