A Prefeitura de Maceió decidiu rescindir o contrato com a empresa Veleiro e afirmou que ela não vai mais operar na cidade. Segundo o superintendente da SMTT, André Costa, a empresa Veleiro tem 15 dias para apresentar uma defesa. Ainda conforme o superintendente, a Veleiro só cumpriu 30% de toda ordem de serviço. André Costa disse que também existe a possibilidade das empresas do Sistema Integrado de Informações do Município de Maceió (SIIMM) assumirem o lote 300, que pertencia da empresa Veleiro.

“Nós levamos em conta alguns critérios para suspender o contrato. A empresa apresentou vários problemas, mas o principal é que Veleiro não vinha cumprindo as ordens de serviço”, destacou André em entrevista à uma TV local.

O superintendente também destacou que a Veleiro tem cadastrado no sistema 71 ônibus. “Mas quando fizemos a fiscalização, dos 71, 39 foram descadastrados porque eles não tinham a menor condição de circular na cidade”.

A empresa foi notificada pela Arser. Com a defesa da Veleiro, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados deve emitir um parecer técnico e ele seguirá para a SMTT.

“A partir daí vou convocar uma reunião do Conselho Municipal de Transporte em que todos os conselheiros terão acesso a defesa e parecer técnico. Depois terá uma votação e logo após, o conselho vai expedir uma recomendação à prefeitura e com isso, eu tomo a decisão da continuidade ou não. Dessa decisão cabe o recurso da Veleiro e ele será submetido ao prefeito”, explicou.

O superintendente afirmou que a população não será penalizada. André Costa explicou que existem algumas possibilidades sobre o caso da Veleiro. Uma delas é que as demais empresas podem cobrir as linhas; a segunda opção é que a própria prefeitura pode assumir o serviço e a terceira é que poderá ser realizada uma licitação emergencial.

A Veleiro iniciou uma greve para cobrar o pagamento dos salários atrasados por parte da empresa. Os rodoviários também afirmaram que há pendências no pagamento do 13º salário de 2020, recolhimento do FGTS e falta de repasse do ticket alimentação.