O Brasil registrou hoje mais 637 mortes de covid-19, elevando o total a 596.800 desde o início da pandemia. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, junto às secretarias estaduais de saúde. 

Com a atualização, a média móvel de mortes foi a 540 nos últimos sete dias, o que indica uma tendência de estabilidade de -1% na comparação com 14 dias atrás. Já são seis dias consecutivos de estabilidade na média de morte.

Hoje também o país completa 17 dias com média acima de 500. O número chegou a ficar abaixo de 500 entre os dias 8 e 13 de setembro, mas voltou a subir uma semana após o feriado de 7 de Setembro.

A média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, pois corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados. 

A média dos últimos sete dias é comparada com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre esses dois valores, estabilidade. 

Doze estados tiveram queda na média, enquanto outros 8 ficaram em estabilidade. Seis e o Distrito Federal apresentaram aceleração.

Das regiões, apenas o Centro-Oeste teve alta, com 16%. Nordeste e Norte tiveram queda de -22% e -25% respectivamente. Enquanto Sudeste (0%) e Sul (1%) ficaram em estabilidade. 

Também foram registrados mais 27.979 casos. Desde o início da pandemia, o país já confirmou 21.425.777 diagnósticos da doença.