Alagoas é um dos destinos mais procurados pelos turistas na alta temporada, que também é aproveitada pelos nativos para descansar e aproveitar um momento com a família. Mas esse momento de lazer também requer uma atenção, principalmente nas praias para se evitar acidentes, como os afogamentos. 

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, é o local com maior registro de afogamentos com 139 casos. Nesse último final de semana, um turista de Pernambuco morreu depois que se afogou durante um mergulho. Durante esses nove meses de 2021, o Corpo de Bombeiros já realizou 249 salvamentos. 

Mas assim como na praia do Francês, outras praias de Maceió também tem índice preocupante. Somente esse ano foram notificados 15 afogamentos em Cruz das Almas, 33 em Riacho Doce, 17 em Guaxuma e 12 em Jatiúca. As outras notificações foram 5 na Pajuçara, 7 na Ponta Verde, 6 no Trapiche da Barra, 1 em Jacarecica e 2 no Pontal da Barra. 

Com os altos índices, o Corpo de Bombeiros vem reforçando o número de guarda-vidas na Praia do Francês para evitar que novos afogamentos, mas a corporação faz o alerta para que os banhistas obedeçam as orientações recebidas. 

Infelizmente, a maioria dos casos ocorreram por falta de atenção às recomendações dadas pelos profissionais. Comandante do Grupamento de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Aluízio Wanderley, reforçou que o principal trabalho do guarda-vidas é atuar na prevenção.

“O que pedimos é que as pessoas escutem o que falamos e se atentem às placas de sinalização. Muitas vezes orientamos, mas eles [os banhistas] retornam para o lugar de onde foram retirados". Ele também enfatizou que é preciso que os turistas perguntem qual o melhor local para tomar banho na praia.