A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu, neste final de semana (25 e 26), 900 quilos de alimentos fora do prazo de validade e impróprios para consumo humano. Os fiscais encontraram os produtos à venda em estabelecimentos na parte alta e baixa da cidade. A operação contou com apoio da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).

Entre os produtos retirados de circulação estão carne bovina, charque, queijo, peixes, iogurtes e calabresa. Eles foram encontrados em supermercados, avícolas, mercados ao ar livre e laticínios das duas regiões. Além disso, foram identificados ambientes sem condições de higiene.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, além da apreensão dos produtos vencidos, os estabelecimentos receberam um auto de infração e devem pegar uma multa que varia entre R$ 180 a 19 mil reais, dependendo do grau da infração cometida. “Os produtos apreendidos foram destinados ao aterro sanitário do Benedito Bentes II para que seja feito seu descarte correto”, destaca.

Foto: Visa Maceió

“A Visa tem trabalhado diariamente para detectar o máximo possível de situações que ofereçam risco sanitário à população de Maceió. Nossa missão é rastrear esses negócios que estão atuando em discordância com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Também estamos ofertando capacitações contínuas para educar e orientar esses comerciantes sobre boas práticas sanitárias”, completa Airton Santos.

Como denunciar?

A população pode contribuir com as fiscalizações da Vigilância Sanitária de Maceió por meio do Disque Denúncia que funciona no 3312-5495. Pelo contato, os maceioenses podem solicitar a inspeção de estabelecimentos que estejam em situação irregular.

*com Ascom SMS