A Vacinação contra a Covid-19 em Maceió, neste sábado (25), segue sendo aplicada para quem vai tomar a primeira, segunda ou terceira dose. O horário para a imunização continua estendido no Corujão da Vacina, das 9h até as 21h.
No caso da dose de reforço, a 'D3', será destinada, nesta primeira etapa, para pessoas com 70 anos ou mais, cuja aplicação da segunda dose tenha completado seis meses, e para imunossuprimidos, que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos 28 dias.
O Município anunciou, nesta sexta-feira (24), a retomada da imunização com a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades, além de vacinar os remanescentes de outros grupos que não tenham iniciado o esquema vacinal. A aplicação também acontece para adultos que forem tomar a segunda dose. O público então permanece com o atendimento nos postos de vacinação.
A segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer pode ser antecipada em até dez dias em qualquer um dos oito pontos fixos de imunização. A segunda dose da Astrazeneca também pode ser agendada em 20 unidades de saúde. A segunda dose da Coronavac está disponível em todos os pontos a partir da data marcada no calendário de vacinação.
As vacinas para todos os públicos – primeira, segunda e terceira doses – estão disponíveis em todos os pontos de vacinação, das 9h até as 21h, no Corujão da Vacina, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Nos pontos da Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Papódromo (Vergel) e Terminal do Osman Loureito (Clima Bom) o horário vai das 9h até às 16h. Já no domingo (26) e segunda (27), todos os pontos funcionarrão das 9h às 16h.
Terceira dose para pessoas acamadas
As pessoas acamadas que tomaram a primeira e a segunda doses em Maceió e já estão cadastradas na base de dados da Prefeitura com essa condição serão contatadas e atendidas pelas equipes de vacinação extramuros. As que vieram a ficar acamadas ao longo desse período precisam ligar para o número 3312-5589 e se cadastrar para receber a equipe de vacinação em casa.
Intercambialidade para terceira dose
A Nota Técnica n° 43/2021 do Ministério da Saúde recomenda a intercambialidade entre vacinas para terceira dose. Ou seja, todo esse público tomará vacinas diferentes das que foram administradas nas doses anteriores. Quem tomou as duas doses da Coronavac e da Astrazeneca tomará a terceira dose da Pfizer, já quem tomou as duas doses da Pfizer tomará a dose complementar da Astrazeneca.
Documentos necessários
Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).
Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose.
Pessoas com deficiência visual que, ao tomar a primeira dose, tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda.
Já as pessoas que vão tomar a terceira dose, devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos documentos a seguir: prescrição médica com justificativa; exames específicos que estabeleçam o diagnóstico; relatório médico; receitas para terapêutica específica de condições descritas; guia de encaminhamento específico.
*Com Assessoria