Alunos participam de ações educativas com foco na saúde mental e prevenção ao suicídio

22/09/2021 10:19 - Educação
Por Assessoria
Image

O mês de setembro é dedicado ao debate de assuntos relacionados ao adoecimento mental, com foco na prevenção ao suicídio. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, o Brasil registrou, em 2020, 12.895 mortes, cuja causa foi o suicídio.

O assunto, que durante muito tempo era tido como um tabu, vem sendo colocado à tona, visto a importância de tratar os sintomas de doenças que possam levar a pessoa a enxergar o fim da vida como a única solução para os problemas que esteja vivenciando.

O enfrentamento a esta problemática deve ser feito em todos os espaços e dentro das escolas não pode ser diferente. Por isso, o Colégio Santíssimo Senhor, através do seu Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), vem desenvolvendo ao longo deste mês uma série de atividades com os alunos, principalmente do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio.

O objetivo é dialogar com os estudantes e mostrar a eles quais as possíveis causas desse tipo de morte e o que pode ser feito para tentar evitá-la. “Temos chamado a atenção dos alunos no sentido de mostrar a eles que o que existe de mais importante na vida é, justamente, viver. Que todos nós temos problemas e que precisamos sempre pedir ajuda quando entendemos que sozinhos não conseguiremos resolver todas as situações que nos incomodam e nos amedrontam”, revela a psicóloga do colégio, Ana Paula Sarmento.

Na primeira semana do mês de setembro, os alunos foram convidados a assistirem um vídeo com uma reflexão importante sobre a saúde emocional. Após assistirem ao material, eles escreveram recados, que foram pendurados na “árvore da vida”, no pátio do colégio. Além disso, eles também receberam alguns recadinhos com mensagens motivacionais e de incentivo.

“Com a ‘árvore da vida’, nossa intenção foi de disponibilizar para todos os outros alunos e colaboradores do colégio mensagens inspiradoras, que pudessem trazer uma palavra de conforto e carinho para quem estiver lendo, deixando sempre claro que estamos disponíveis para ajudar”, informa Ana Paula.

Os alunos participaram ativamente da atividade e capricharam nas mensagens, a exemplo de uma escrita que dizia “não desista, você é forte! Por que desistir quando você ainda não viveu nem metade da sua vida? Já pensou nos momentos que você vai viver? Na história que você vai formar? Não desista antes de começar! Você é brilhante, mas para viver você precisa se encontrar. Encontre-se e viva intensamente. Estou com você!”, escreveu um aluno.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..