O Governo de Alagoas anunciou nesta quinta-feira (2) um novo decreto emergencial prorrogando a Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado por mais sete dias no estado. Conforme o documento, publicado no Diário Oficial, a capacidade de público em bares, restaurantes, academias, salões de beleza, igrejas e espaços públicos foi ampliada. A renovação do decreto tem vigência até 23h59 dia 09 de setembro. 

O decreto também amplia o número de pessoas em eventos e o horário de funcionamento de bares e restaurantes foi ampliado por mais duas horas, durante os fins de semana. No decreto anterior, eles funcionavam até a meia-noite. Com a prorrogação do decreto, eles podem ficar abertos até às 2h da manhã, aos sábados e domingos, mas durante a semana seguem encerrando as atividades às 0h.

As regras continuam as mesmas para todos: evitar aglomerações, respeitar os protocolos de distanciamento social, utilizar máscara ao sair de casa e higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool a 70%.

Confira as medidas estabelecidas pelo novo decreto anunciado nesta quinta-feira (2):

A) Bares e restaurantes passam a operar com 75% da capacidade de público;

B) Igrejas e templos passam a poder receber 75% da capacidade de público;

C) Academias e clubes passam passam a operar com 75% da capacidade de público;

D) Salões de beleza passam passam a operar com 75% da capacidade de público;

E) Espaços públicos e privados podem abrigar práticas esportivas coletivas, sem público e sem limitação de pessoas nas equipes;

F) Teatros, museus, circos e cinema passam passam a operar com 75% da capacidade de público;

G) Eventos ao ar livre ampliam a capacidade de 100 pra 200 pessoas, sem venda de ingressos;

H) Eventos em locais fechados aumentam a capacidade de 50 pra 100 pessoas, sem venda de ingressos;

I) Horário de bares e restaurantes, no fim de semana, amplia para de 05h às 02h da manhã, mantendo o horário, durante a semana, até a meia-noite.

Segundo o governo do estado, Alagoas continua avançando na vacinação e apresenta números cada vez melhores nos principais indicadores relacionados à pandemia de Covid-19. No entanto, a Secretária do Estado da Saúde (Sesau) alerta que a pandemia não acabou, e que há inclusive a ameaça de novas mutações, como a variante Delta. 

A Sesau ressaltou também que a busca pela imunização é a principal forma de se vencer o vírus em definitivo. A recomendação é que quem ainda não se vacinou, inclusive com a segunda dose, procure um dos postos em sua cidade.

 

*Com Assessoria