A Associação Pestalozzi iniciou no último sábado (21), as programações em alusão à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O tema escolhido em 2021 pela instituição é: “Campeões porque conquistamos!”.
A Semana foi instituída pela lei n° n° 6.919, de 15 de julho de 2019, que acontece anualmente de 21 a 28 de agosto, e tem como objetivo dar voz a luta da pessoa com deficiência em prol dos seus direitos.
Esse ano a programação está diversificada, mas ainda seguindo todos os protocolos de segurança que a pandemia exige. Maior parte está acontecendo de forma online pelas redes sociais da instituição (@pestalozzimaceio), e conta com a abertura de um espaço importante para reflexões, conhecimentos com base em evidências científicas e debates junto à sociedade sobre temas relacionados ao protagonismo da pessoa com deficiência.
São conteúdos para dar ainda mais visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão, promovendo um cenário de maior conscientização e diretos igualitários para todos. Nesta semana, assim como em todas as outras do ano, para a Pestalozzi Maceió, o protagonista é a pessoa com deficiência.
Para a presidente da Associação Pestalozzi de Maceió, Tereza Amaral, “esse é um momento muito importante para debatermos sobre políticas públicas acerca do tema. Unidos temos o poder de dar cada vez mais voz e lutar pelos direitos da pessoa com deficiência”, ressaltou.
Além das atividades remotas, aconteceu nesta quarta-feira, dia 25, a solenidade de forma presencial, onde reuniram-se pessoas com deficiência, profissionais da saúde e representantes da causa para entregar uma carta de intenção à Presidente da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A Associação Pestalozzi de Maceió atua há 44 anos no município, em prol da pessoa com deficiência, nas áreas da saúde, assistência social e educação.