Pela primeira vez, desde o início da pandemia do novo coronavírus em Alagoas, o Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR), em Maceió, não tem pacientes internados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para tratar a Covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital à redação do Cada Minuto, nesta quarta-feira (18).
“Sempre tivemos paciente com Covid na UTI. Desta vez, zerou pelo menos por alguns dias", informou a assessoria do HMAR
Em julho, devido a queda de casos de Covid-19, o Hospital Arthur Ramos reduziu a quantidade de leitos destinados a pacientes infectados com a doença. Anteriormente, eram 23 leitos de UTI e 40 clínicos, agora, a unidade hospital dispõe de 12 leitos de UTI e 16 para internação.
Segundo o boletim n.º 435, divulgado hoje pelo hospital, há apenas três pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos. Os pacientes não apresentam quadro grave da doença e seguem tratamento sem precisar de internação em leito de UTI.
Ao todo, foram notificados pelo HMAR 19.565 casos de Covid-19. O hospital soma um total de 7.458 casos confirmados e 7.311 pacientes recuperados da doença. Há 27 infectados em tratamento domiciliar e 42 aguardando resultado de exames laboratorial. O número de óbitos registrados pelo hospital é 229.
Nas redes sociais, imagens mostram parte da equipe médica do hospital segurando um cartaz com a frase: ‘zero covid’. Um cartaz também foi fixado na entrada da UTI, com a mesma frase.

Covid em Alagoas
Alagoas registrou, nesta quarta-feira (18), 173 novos casos e oito mortes por Covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O estado tem um total de 233.458 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 841 estão em isolamento domiciliar.
Até o momento, 226.368 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Outros 4.091 casos estão em investigação epidemiológica. Somando as oito mortes registradas nesta quarta-feira, o estado tem 5.982 óbitos em decorrência da doença.