O Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBMAL) realiza buscas, neste domingo (31), por Franciele Maria da Conceição Guimarães, de 29 anos, desaparecida desde o último dia 27 de agosto. Ela saiu de casa, no bairro Ouro Preto, em Maceió, para se encontrar com um homem que teria conhecido pela internet. Desde então, não deu mais notícias e o telefone permanece desligado.
Três viaturas e 11 militares estão empenhados na operação no Conjunto José Tenório, onde o encontro teria sido marcado. A Polícia Militar auxilia nas buscas, enquanto a Polícia Civil investiga o caso.
De acordo com a assessoria do CBMAL, os cães farejadores Hope e Bob desempenham papel fundamental no trabalho. Hope é certificada nacionalmente para busca de pessoas vivas e restos mortais, enquanto Bob é certificado em odor específico.
No chamado “descarte de área”, os cães indicam se o odor da pessoa procurada está presente ou ausente, permitindo que áreas sejam descartadas ou delimitadas. Quando um odor é detectado, os animais conseguem seguir toda a trajetória da vítima até sua localização final.
"Quando, em algum momento, o cão indica esse odor específico, a área é delimitada e, a partir daí, eles conseguem farejar exatamente toda a trajetória da vítima até sua localização fina", informou a assessoria.