A Capitã Adriana ressalta que a violência contra mulher não acontece somente com a agressão física, ofensas morais, xingamentos com palavrões e gritos também é violência
A Campanha Agosto Lilás teve início nesta semana com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade para o combate à violência contra a mulher no Brasil, que cresceu muito em todo o país durante a pandemia. Aqui em Arapiraca, a Patrulha Maria da Penha, pertencente ao 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), começou a atuar justamente na pandemia e tem ajudado no combate à violência contra mulher no municipio
De acordo com a Capitã Adriana, comandante da Patrulha Maria da Penha, sobre o combate à violência contra mulher em Arapiraca. “Durante a pandemia aumentou muito a violência contra a mulher por conta do isolamento social. Neste sentido, a atuação da Patrulha Maria da Penha é essencial no atendimento às vítimas de violência doméstica. Você que é mulher e está sofrendo algum tipo de violência, peça ajuda, denuncie pelo 190 ou 180, procure a Delegacia da Mulher, a Promotoria Pública, enfim, procure ajuda, não fique calada”, destaca.
A Capitã Adriana ressalta que a violência contra mulher não acontece somente com a agressão física, ofensas morais, xingamentos com palavrões e gritos, ou seja, a violência psicológica também é crime e precisa ser combatida. Segundo ela, a Patrulha Maria da Penha acolhe a mulher vítima de violência e faz todo um trabalho de acompanhamento. “Nós fazemos parte de uma rede de apoio a essas mulheres, são vários órgãos públicos emprenhados nesse trabalho de apoio às mulheres e combate a ação dos agressores”, explica.
A comandante relata que existem agressores em todos os bairros de Arapiraca e também na zona rural no município. “As mulheres que chegam até a Patrulha, geralmente, vivem em situação de vulnerabilidade social, moram nas áreas periféricas da cidade e principalmente na zonal rural. Mas também existem casos de violência doméstica na classe média e até entre os mais ricos, porém, os casos que chegam até a Patrulha, em sua maioria, são de mulheres com situação financeira desfavorável”, aponta.
A Campanha Agosto Lilás está sendo promovida com a participação de diversos órgãos públicos de Arapiraca, com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a importância do combate a todo tipo de violência contra mulher.