Mesmo com aulas de forma online durante esse período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, a percepção dos alunos sobre a importância da escola mudou, conforme avalia a presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió. 

Em Alagoas, os alunos da rede pública se preparam para retornar às aulas após esse longo período afastado, mas uma pesquisa nacional traduz a realidade em todo país. Segundo a pesquisa da Fundação Lemann, do Instituto Natura e Datafolha três em dez dizem que perderam o interesse pela escola. 

Para Josefa Conceição, presidente do Conselho Municipal, afirma que os efeitos causados pela pandemia serão de uma grande disparidade entre os alunos com classe sociais diferentes e esses efeitos serão sentidos a longo prazo. 

“Esse momento de pandemia ela traz para nossa realidade uma situação muito mais grave, onde as escolas públicas tentam se manter de portas abertas com as aulas online. Mas nós sabemos que existem dificuldade, não somente para os alunos, assim como para os professores também”, disse Josefa. 

A pesquisa ouviu os pais de alunos matriculados ou fora da escola e jovens de 10 a 15 anos em todo o país e mais da metade ganhou peso. Quase a metade está dormindo mais, 44% dos jovens estão mais tristes e 60% sentem falta do convívio social e dos amigos.