O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou, nesta terça-feira (3), em suas redes sociais, o encerramento dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o tratamento da Covid-19 no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). A decisão ocorre devido à queda no número de casos do novo Coronavírus no estado.
Com o encerramento dos leitos de UTI/Covid, a unidade passará a atender, a partir de agora, pacientes com outras enfermidades.
“Acabei de receber um vídeo muito interessante dos profissionais de saúde, lá do Hospital Metropolitano, um dos hospitais que tantas vidas salvou nesses últimos 500 dias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. E agora é chegado o momento da gente encerrar as UTIs Covid-19 e começar a transição para tornar o Hospital Metropolitano uma referência em cirurgias eletivas aqui no Estado”, acrescentou o secretário.
O HMA foi inaugurado em maio do ano passado e foi entregue para tratamento exclusivo de pacientes acometidos pela Covid-19.
Agora, o Hospital Metropolitano passará a atender a demanda dos mais diversos tipos de cirurgias. Segundo Alexandre Ayres, com isso, o Hospital Geral do Estado (HGE) terá o seu atendimento desafogado. Além disso, o HM atenderá ao programa opera Alagoas.
"O Hospital Metropolitano vai ser o carro chefe desse programa e a gente vai operar todo mundo que precise de qualquer tipo de cirurgia. A ideia é que, com esse programa, a gente zere as filas que cresceram bastante, em razão das dificuldades no enfrentamento à pandemia”, afirmou Ayres.