A Secretaria de Saúde de Maceió preparou uma programação especial para o Agosto Dourado, mês mundialmente dedicado ao incentivo à amamentação. A estética e a cor da mobilização ressaltam o padrão ouro de qualidade do leite humano, considerado componente essencial ao desenvolvimento saudável dos bebês.

Organizada em conjunto com a Gerência de Programas Estratégicos da Saúde Municipal, a programação do Agosto Dourado terá abertura oficial na próxima segunda-feira (2), com atividade às 9h na sede da Secretaria, com a presença da secretária Célia Fernandes.

O evento terá ainda a participação da diretora de Atenção à Saúde, Ronny Roselly Almeida, da coordenadora de Atenção Primária, Ednalva Araújo, e da pediatra Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Santa Mônica, referência estadual dos bancos de leite humano.

As ações do Agosto Dourado serão iniciadas com um colorido varal de fotos sobre aleitamento materno, seguido de apresentação de cordel sobre amamentação. E para fechar o primeiro dia da ação, uma servidora falará sobre sua própria experiência com o aleitamento materno.

No período de 03 a 31 de agosto, serão desenvolvidas atividades educativas nas unidades básicas de saúde sobre o tema, voltados aos usuários do SUS. Também estão programadas ações conjuntas aos programas estratégicos por meio de divulgação nas mídias sociais.

A sensibilização sobre a importância do aleitamento materno será levada às ruas. Durante a parada obrigatória do sinal de trânsito, uma equipe técnica fará a abordagem para sensibilização a motoristas e pedestres, em dois pontos da cidade, através de faixas e distribuição de material educativo.

As chamadas “blitzes” da amamentação acontecem nos dias 05 (na Av. Comendador Leão, no Poço, próximo à Maternidade Escola Santa Mônica, às 15h) e 13 (na Rua Dias Cabral, no Centro, próximo à SMS, às 9h), também dentro da programação do Agosto Dourado.

Este ano, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) destaca a importância cooperativa do ato, que não envolve apenas a mãe e o bebê. A campanha tem como tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada” e está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

“Trata-se de uma abordagem de saúde pública, pautada na promoção dos vínculos entre amamentação e sobrevivência, saúde e bem-estar de mulheres e crianças”, ressalta a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira Silva.

Confira a programação do Agosto Dourado.

 

*Com Assessoria