Checado: vídeo onde Renan Filho alerta para chuvas fortes foi gravado em maio

27/07/2021 09:45 - Oxi... Isso é Fake!
Por Secom Alagoas
Image

Circula em grupos do WhatsApp um vídeo onde o governador Renan Filho alerta para a possibilidade chuvas fortes em Alagoas. O aviso foi gravado no dia 13 de maio de 2021, quando a Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta com a previsão de chuvas fortes no Litoral e Zona da Mata de Alagoas durante aquela noite.

O vídeo, que foi publicado no perfil pessoal do governador, está sendo compartilhado em julho como se fosse atual. "A Semarh acaba de me mandar imagens que monitoram a forte chuva que afeta o estado vizinho de Pernambuco e está se deslocando para Alagoas. A expectativa é que tenhamos um fim de tarde com chuvas fortes e à noite também com chuvas fortes. Portanto, você que reside no litoral alagoano, na nossa capital Maceió, se prepare para um momento de fortes chuvas nesta noite de hoje, o que sempre preocupa a todos", informa.

O governador fez a gravação, mas ela é antiga. Sem ser acrescido de data ou acompanhar qualquer legenda, o conteúdo voltou a circular como se fosse atual. O compartilhamento fora de contexto pode gerar medo desnecessário na população, especialmente entre os moradores de áreas de risco e ribeirinhos.

Citado pelo governador, o aviso meteorológico foi emitido pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em 13 de maio de 2021. Na época, o órgão apontava para as condições favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva, com possibilidade de gerar alagamentos em áreas urbanas impermeabilizadas e transbordo de pequenos rios e riachos no Litoral e Zona da Mata de Alagoas.

Informações atualizadas sobre tempo e clima em Alagoas podem ser encontradas no site oficial da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hidricos de Alagoas http://www.semarh.al.gov.br/ e através dos perfis no Instagram @semarhal e @defesacivilal. 

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..