Prédio é evacuado em Maceió após Defesa Civil constatar dano na estrutura provocado por obra em apartamento; veja vídeo

Mara Santos*|
Obra em cozinha de apartamento danifica estrutura e prédio é evacuado pela Defesa Civil
Obra em cozinha de apartamento danifica estrutura e prédio é evacuado pela Defesa Civil / Foto: Cortesia

A Defesa Civil de Maceió confirmou, neste sábado (17),  a recomendação de evacuação de um prédio no localizado no bairro de Trapiche da Barra, parte baixa de Maceió. Um pilar de sustentação foi danificado em um apartamento do 12º andar, durante uma reforma na cozinha do imóvel, causando risco na estrutura do edifício.

Moradores relataram que a obra em uma das torres do residencial, não teria sido autorizada pela construtora e atingiu uma viga de sustentação do prédio, provocando rachaduras. A Defesa Civil foi acionada e recomendou a evacuação do bloco.

Uma equipe da Defesa Civil de Maceió foi ao local, para avaliar a situação do prédio, e constatou o  risco de colapso. O órgão orientou o isolamento do prédio e disse que irá aguardar um laudo de avaliação, feito por um responsável técnico capacitado.

O Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL) se colocou à disposição para prestar apoio técnico e buscar a solução do problema causado durante a obra. Em nota, o órgão informou que foi comunicado do incidente na noite da sexta-feira (16) e que um processo de apuração do caso foi iniciado junto às autoridades competentes.

Ainda segundo o Crea/AL, estão sendo apuradas informações sobre a regularidade da obra, se a mesma é acompanhada por profissionais habilitados para execução do projeto, se possui registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), entre outros. “Foi detectado que a reforma não tinha profissional habilitado registrado, ART e nem licença municipal (alvará de reforma) para execução da obra.”, diz trecho da nota.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), também foi acionada, emitiu notificação e embargou a obra.

Um vídeo enviado ao CadaMinuto, mostra o pilar e a situação da obra no apartamento. Assista:

Leia a nota da Defesa Civil, na íntegra:

'A Defesa Civil de Maceió informa que recomendou o isolamento de uma das torres do residencial Via Costeira, no bairro do Trapiche da Barra, em decorrência do dano no pilar de uma das unidades do 12º andar durante uma obra de reforma irregular que traz risco de colapso de estrutura.

A medida foi adotada visando a salvaguarda da população até que seja apresentado pelo condomínio um laudo de avaliação estrutural por um responsável técnico capacitado.

O caso foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea) para acompanhamento e providências, bem como comunicado ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.'

Confira a nota da Crea/AL:

'Na noite desta sexta-feira, 16, o Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) foi comunicado de um incidente causado por uma obra num apartamento de edifício multifamiliar no bairro do Trapiche.

De acordo com informações, a obra atingiu um pilar de sustentação do prédio e provocou rachaduras. A Defesa Civil Municipal prontamente enviou uma equipe para avaliação, constatou risco de colapso e orientou o isolamento do prédio, caso não fossem adotadas as medidas paliativas e corretivas de forma emergencial.

Assim, junto às autoridades competentes, Defesa Civil Municipal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), foi iniciado o processo de apuração do problema em busca de informações sobre a regularidade da obra, se é acompanhada por profissionais habilitados para execução do projeto, se possui registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), entre outros. Foi detectado que a reforma não tinha profissional habilitado registrado, ART e nem licença municipal (alvará de reforma) para execução da obra. A Sedet emitiu notificação e embargou a obra.

O Crea-AL tem o compromisso com a defesa da sociedade, e por isso se coloca à disposição no que for preciso para proporcionar o apoio técnico necessário para solução do problema. Também ressaltamos a importância da contratação de profissionais habilitados em qualquer construção ou reforma, pois seu conhecimento e capacitação são fundamentais na execução de um bom projeto e, principalmente, na garantia de máxima qualidade e segurança.'

MAIS LIDAS DO DIA

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados