Cosems acredita em erro no registro de dados que apontam aplicação de três doses de vacina contra Covid em alagoanos

09/07/2021 20:06 - Saúde
Por Redação
Image

O Conselho de Secretárias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) afirmou acreditar que a informação da aplicação de três doses de vacinas contra a covid-19 em 304 pessoas no estado, conforme divulgado em um levantamento do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), esteja ligada a falha humana.

Ao Cada Minuto, o consultou técnico do Cosems, Sival Clemente, confirmou que um erro pode ter ocorrido no registro de informações. As muitas atividades atribuídas para as equipes envolvidas na vacinação podem ter gerado falha na hora de abastecer o sistema de imunização com as devidas informações.

Para o Cosemns, as informações inconsistentes podem ocorrer no momento da alimentação das informações no sistema do Ministério da Saúde, pois há dois sistemas com informações sobre vacinas e a duplicidade pode ter sido gerada no ato de preenchimento. Um exemplo parecido ocorreu com a informação de que doses de vacinas vencidas teriam sido aplicadas, mas após averiguação foi constatado erro no registro.

Ainda segundo o consultor do Cosems, o caso ainda será discutido pelo órgão junto à Secretaria de Estado da Saúde e aos municípios. 

Conforme o levantamento de pesquisadores da Ufal, 304 pessoas teriam tomado três vezes vacina contra a Covid-19. Deste total, 94 pessoas teriam tomado a terceira dose "extra" em Maceió. As aplicações das outras doses extras teriam ocorrido em 65 municípios alagoanos.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..