A empresa V2 Ambiental esclarece que não procede a suposta denúncia de vazamento de chorume no antigo lixão de Maceió, após uma denúncia feita pelo o vereador Fábio Costa (PSB), presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Maceió (CMM).

Leia mais: Vereador denuncia empresa administradora do antigo lixão por crimes ambientais

Através de nota divulgada a Central de Tratamento de Resíduos de Maceió (CTR Maceió) esclarece que todos os itens previstos no contrato com a Prefeitura de Maceió para a remediação da área do antigo lixão foram executados dentro do cronograma da Concessão, sem recebimento adicional ou ilegítimo, conforme atestam relatório fotográfico e diversos ofícios enviados à Prefeitura informando sobre a conclusão dos trabalhos e solicitando a entrega da área.

Ainda em nota a empresa nega a suposta denúncia de vazamento de chorume no antigo lixão. “Conforme atestam os laudos de exames laboratoriais realizados durante a fiscalização feita pelo IMA, o líquido encontrado, supostamente se tratando de chorume, se tratava de água pluvial das chuvas recentes e, inclusive, estava abaixo dos parâmetros previstos na CONAMA 430/2011, não representando ameaça ao meio ambiente”, afirma em nota.

A V2 Ambiental informa ainda que já está recorrendo das multas aplicadas pelo IMA após comprovar que sua operação está devidamente amparada pelas licenças ambientais cabíveis, dentro dos parâmetros exigidos

Ainda de acordo com as informações da empresa, todo o efluente enviado à Casal no mês de maio esteve amparado por força de contrato, que não possui qualquer limite de quantitativo, sendo apto a lastrear o recebimento do volume adicional destinado, decorrente das fortes chuvas que atingiram Maceió no período. Muito importante frisar que estudo recente realizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) mostra que não houve interferência na qualidade geral das águas do emissário e que tal fato não representou ameaça ao meio ambiente.

Em nota a CRT afirma que são infundadas as denúncias de superfaturamento dos quantitativos de resíduos processados e que toda a documentação referente às medições está à disposição das autoridades competentes. O recebimento de qualquer resíduo no aterro é previamente pesado em balança auditada, que é monitorada 24 horas por fiscais do Município de Maceió;

A CTR Maceió reitera que atende todas as normas e legislações aplicáveis, bem como faz uso das mais avançadas tecnologias para o tratamento de resíduos e opera em conformidade com todos os requisitos do Contrato de Concessão.