O uso das redes sociais não é tão simples quanto parece. Principalmente quando se trata de ambiente de trabalho. É preciso ter muita cautela antes de publicar algo, pois a mensagem pode fazer com que a pessoa perca o emprego ou seja penalizada. É o que explica o advogado especialista em Direito do Trabalho, Filipe Bastos.
Segundo Filipe, alguns casos de condutas inadequadas já foram registrados e resultaram em demissões de funcionários por justa causa.
“Se o trabalhador publicar na internet ofensas ao empregador ou à empresa, ele pode ser penalizado ou demitido. Criticar ou ofender a vida particular do superior, por exemplo, são faltas graves”, explicou o advogado.
Ainda segundo o especialista, é preciso que as pessoas entendam que no meio virtual, não existe separação entre a vida pessoal e profissional. “A postura do trabalhador reflete a forma como ele pensa e se comporta”.
E deu como exemplo um trabalhador que usa as redes sociais para compartilhar algo que vai de encontro ao que é disseminado pela empresa em que trabalha.
“Entre os principais comportamentos considerados prejudiciais estão: Postar comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa; Citar o empregador em discussão online; Comentar questões privadas da empresa de forma pública”, concluiu.